terça-feira, 7 de outubro de 2008

BOTE DO CEARÁ E A BATEIRA



Bote avistado em Luiz Correia PI


BOTE DO CEARÁ ou Bastardo geralmente mede 12 metros de comprimento. Veleja engajado na pesca de fundo na costa do oeste do Ceará, Piauí e leste do Maranhão. Segundo levantamentos do CPENE de 2004 existem 435 destes barcos. Acredito que pelo motivo da semelhança com a Bateira devemos ter um número muito menor do que o estimado pela CPENE. Casco do Bote
O Bote é uma embarcação de alto mar, com 6 a 9 tripulantes pesca por 10 a 15 dias a mais de 20 milhas da costa. Não se sabe qual é a origem do formato do casco, mas nota-se que é muito parecido com as formas do casco da Bateira que é uma embarcação de 6 a 8 metros que navega na costa do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Verga do Bote


Uma vela grande latina cruza o mastro, a verga é dividida várias partes amarradas umas as outras com fio de nylon conferindo a dureza ou flexibilidade nas partes superior ou inferior.


BATEIRA geralmente mede de 7 a 8 metros de comprimento. Engajado na pesca de alto mar e pesca costeira do Ceará e do Rio Grande do Norte. Segundo levantamentos do CEPENE existem 2.100 Bateiras das quais 1.500 navegam na costa do Rio Grande do Norte.

Os dois barcos tem em comum as formas do casco embora a Bateira tem sua concentração no Rio Grande do Norte e o Bote na costa Oeste do Ceará.

Nenhum comentário: